Tenho recebido, com alguma regularidade, chamadas telefónicas, dos mais variados países, com um conteúdo idêntico. Começam por me mostrar que têm os meus dados pessoais - nome, email, telefone obviamente, mas também a morada e data de nascimento, se for necessário para tentarem mostrar alguma credibilidade do contacto. Dizem que, algures no tempo, abri uma conta em criptomoedas, que neste momento não está ativa, e que foram contratados por essa entidade para me contactar e reativar a conta. Pedem para aceder ao site dessa empresa e aceder a essa suposta conta, onde se pode ver um gráfico com uma evolução da valorização do valor inicialmente investido, cerca de 150€, para um total atual de cerca de 50000€. Chegados a esse ponto, querem convencer-me a fazer um depósito adicional com a finalidade de reativar a conta e assim poder levantar o montante fabuloso a que supostamente teria direito.
Como nunca fiz, nem tive qualquer intenção de fazer, um investimento em criptomoedas, tinha a certeza de que nunca poderia ser verdade. Se não fosse esse o caso, poderia ter admitido que a conversa fosse séria e verdadeira.
Decidi dar continuidade à conversa, com as maiores cautelas, até este ponto, só para ter 'material didático' para partilhar convosco.
Expliquei-lhes que nunca tinha feito esse investimento e pedi que me enviassem uma prova de que o tinha feito. Tinham resposta para isso: como a conta estava inativa não tinham acesso a esses dados, só se eu reativasse a conta, fazendo o tal depósito.
Expliquei-lhe que não ia fazer o que me pediam e que deviam desligar.
A conversa durou mais de 1/2 hora, e o nível de persistência é persuasão da senhora, tenho que reconhecer, era notável.
Apresentei queixa de tentativa de fraude à Judiciária...