17 setembro 2025

Como escolher o melhor tarifário de comunicações

Já tenho abordado várias vezes o tema dos serviços de comunicações, em particular as alterações que se têm verificado no mercado desde a entrada do novo operador Digi quase há um ano atrás.

A questão que queria abordar hoje era a seguinte. Quase todos temos um contrato de comunicações baseado num pacote (TV+Net+Fixo+Móvel ou TV+Net+Fixo+Móvel), provavelmente por uma questão de comodidade contratual: tratamos com uma só empresa e recebemos só uma fatura ao fim do mês.

Mas será esta a forma mais económica de ter esses serviços? Muito provavelmente, não. Se contratássemos alguns desses serviços separadamente, muito provavelmente a soma dos vários valores seria inferior ao que pagamos pelo pacote completo.

Nota: Quase de certeza, têm contratados pacotes de comunicações que estão sujeitos a um contrato de fidelização. Se o final desse contrato ainda está distante, provavelmente a indemnização que teriam de pagar por quebrar o contrato antes do seu termo não compensaria. Nesse caso, leiam para ir vendo o que deverão fazer quando essa altura chegar. Se, pelo contrário, o fim do vosso contrato já está perto (6 meses ou menos), já devem ter começado a receber telefonemas do vosso operador a fazer propostas de alteração do contrato, com ofertas específicas. Não se precipitem! Se aceitarem alguma dessas propostas, estão a iniciar um novo contrato de fidelização de mais 2 anos. Esperem tranquilamente e avaliem com calma todas as alternativas.

Vamos então ver o que devemos levar em consideração na hora de contratar os nossos serviços.

Compare preços de pacotes vs. tarifários separados

Antes de tomar decisões, é importante comparar preços dos pacotes com todos os serviços que quer (incluindo o telemóvel) com opções de contratar esses serviços em separado.

A CNN e a DECO Proteste têm um barómetro de preços que pode ser muito útil nessa avaliação. Ver em: informatica-do-dia-a-dia.blogspot.com/2025/09/analise-competitiva-dos-precos-de

Considere contratar os serviços fixos e móveis separadamente

Mudar os serviços fixos é bem mais fácil se não tiver números de telemóvel associados. Se quer maior liberdade para mudar, é melhor manter o telemóvel fora do pacote global com os demais serviços.

Período de fidelização

Tenha também em conta o período de fidelização do serviço e quanto tem de pagar se quiser sair antes do fim do contrato (em cada momento, porque varia com o número de meses que falta cumprir até ao fim).

De quantos cartões de telemóvel vai precisar?

Não pense no serviço de forma individual. Tenha em conta todos os outros serviços e elementos do agregado familiar para os quais ainda paga os consumos. Estar tudo no mesmo pacote nem sempre é garantia de melhor preço.

Nos principais operadores, cada cartão adicional de telemóvel custa, normalmente, quase 15 euros por mês (sem contabilizar custos extra, como o consumo de dados adicionais). Qualquer tarifário de telemóvel adequado ao uso que faz e que resulte em valores mensais inferiores a 15 euros é preferível.

Perfis dos vários operadores móveis

A solução mais barata de todas pode ser mesmo um tarifário sem serviço de telemóvel, apenas de um, dois ou três serviços fixos (por exemplo, Net, TV+Net ou TV+Net+Voz) e os telemóveis distribuídos por operadores diferentes, conforme o perfil de cada pessoa.

Caso use muito as apps mais populares como o Facebook, WhatsApp ou Instagram, para utilizadores maiores de 25 anos é mais indicado um tarifário mais competitivo com pelo menos 5 GB de plafond geral (desde 10 euros por mês).

Verifique a cobertura de rede

Antes de contratar o serviço fixo vai ter de saber se há cobertura de rede na morada onde quer instalá-lo.

A Anacom disponibiliza essa informação num site. Mais informação em: informatica-do-dia-a-dia.blogspot.com/2025/05/coberturas-dos-operadores-de

Contactos com o operador

Poderá ter, em determinado momento, de contactar o seu fornecedor de serviços, ou receber dele um contacto direto para promoção das suas ofertas. Se isso acontecer, tente que a chamada se foque apenas no que pretende saber e não se deixe influenciar por oportunidades “incríveis” (ou mais serviços e funcionalidades) se contratar o serviço imediatamente. 

Utilização no estrangeiro

Preste também atenção às restrições no uso do serviço no estrangeiro, bem como às condições aplicáveis quando excede os plafonds incluídos. Embora existam avisos quando se aproxima do limite, há tarifários em que é ativado automaticamente o pacote extra de dados assim que o limite é ultrapassado. Estas condições estão normalmente em letra pequenina e são difíceis de encontrar na maior parte dos casos.

Escolha o serviço de TV em função dos conteúdos que pretende ter

Antes de subscrever um pacote num operador, veja o que é suficiente para si. Comece sempre pelo mais barato, pela opção mais simples, e vá acrescentando as características que valoriza.

Se quiser canais premium ou acesso a determinados conteúdos, como acesso ao HBO ou Netflix diretamente através da box de televisão, tenha-o em consideração. Pode ficar mais barato subscrever estes serviços à parte e contratar um serviço de internet ou um serviço de TV Net Voz mais barato.

Quanto aos canais premium, verifique se o potencial fornecedor dispõe dos canais a que pretende aceder. Por exemplo, alguns fornecedores não têm acesso aos canais Sport TV.

Funcionalidades adicionais de TV

Usa ou quer usar funcionalidades de voltar atrás sete dias na programação ou ter acesso às gravações automáticas ou ao videoclube? Confirme as funcionalidades a que tem acesso em cada tarifário.

Nos tarifários que não incluem box de televisão, vai ter acesso a menos canais e perde as funcionalidades da box. O software a que tem acesso via box de televisão é diferente consoante o operador e pode mesmo variar dentro do mesmo operador, para diferentes tipos de serviço.

Como escolher o serviço de internet fixa

Até ao momento, a fibra, normalmente disponível nos grandes centros urbanos, é a melhor tecnologia a escolher para a internet fixa. No caso de fibra, as velocidades começam normalmente nos 100 Mbps, podendo ir até 1 Gbps. Comece por ponderar velocidades mais baixas, em função das suas necessidades. Contratar o pacote com maior velocidade disponível não é necessariamente a melhor solução, em termos de custo final da solução.

Se no seu local de instalação não tiver a opção de fibra, normalmente em meios mais rurais, poderá ter serviços baseados em tecnologias ADSL ou satélite. As velocidades serão tipicamente mais baixas nesses casos. No serviço ADSL, as opções são geralmente entre 12 Mbps e 24 Mbps. No acesso via satélite, podem ir até 40 Mbps neste momento.

Como escolher o serviço do telefone

Embora a maioria dos pacotes inclua telefone fixo, avalie se necessita mesmo dessa funcionalidade. Atualmente, com a generalização das comunicações móveis, já quase ninguém usa o telefone fixo, mesmo quando em casa. Pondere se vale a pena ter essa funcionalidade ou se a pode dispensar.

Serviços de internet móvel

Relativamente ao serviço de internet móvel (para PC, tablet ou router móvel), avalie se o uso que faz o justifica, uma vez que pode sempre usar o telemóvel como hotspot ou recorrer a redes Wi-Fi gratuitas em locais públicos. E em casa tem sempre a sua própria rede Wi-Fi (se já tem internet fixa instalada).

Em resumo

Comprar um pacote completo com todos os serviços necessários é muito cómodo - um único interlocutor, uma só fatura ao fim do mês - mas é cobrado um preço premium, bastante acima do que podemos obter se contratarmos diferentes serviços separadamente. Além de que, ao contratar um pacote fechado, estaremos provavelmente a contratar alguns desses serviços com funcionalidades acima das nossas necessidades concretas, e perdemos a oportunidade de ajustarmos esses serviços ao nível das nossas necessidades para cada um deles.

Nota final

Se estiverem próximo da data de renovação (fim de fidelização) do vosso contrato, estarão seguramente a receber telefonemas com ofertas 'muito vantajosas' e a sefrem pressionados para as aceitar, e iniciar novo contrato, com novo período de fidelização. Não se precipitem! Quanto mais forem adiando a vossa decisão, mais vantajosas serão as ofertas que o vosso fornecedor e os seus concorrentes vos farão. Não se inibem de usar as propostas de uns para negociar com os outros. "Este oferece-me isto e aquilo; o que é que vocês têm para me oferecer para eu continuar convosco?". Vão ficar surpreendidos com a flexibilidade que irão encontrando ao longo do tempo...

Sem comentários:

Mensagem mais recente

Como ativar o NIF automático no MB Way

A aplicação MB Way tem uma funcionalidade que permite inserir automaticamente o número de contribuinte (NIF) em cada pagamento, acabando com...

Mensagens mais populares