Tenho-me cruzado com muitos colegas da Nova Atena que usam o Gmail (cerca de 75% usa o Gmail como conta principal), e que estão a chegar ao limite do espaço de armazenamento disponível. Se atingirem esse limite, ficarão sem poder receber e enviar emails e sem poderem sincronizar as vossas fotos no Google Fotos.
Como calculam seria catastrófico se deixassem que isso acontecesse!
Qual é o limite de armazenamento Google, e o que acontece se o atingirmos
Os utilizadores do Gmail deverão ter sempre presente que a Google vos atribui inicialmente um espaço de armazenamento grátis 'na nuvem' de 15 GB (gigabytes). Esse espaço de armazenamento é usado fundamentalmente para 4 coisas:
- Gmail
- Google Fotos
- Google Drive
- cópia de segurança dos dados do WhatsApp
Para os 15 GB disponíveis são contabilizadas essas 4 utilizações. Como penso que poucos de vós utilizarão o Drive (quem quiser saber mais fale comigo), vamos, de momento deixar de lado o tema do WhatsApp (voltaremos a ele mais tarde), e vamos, para já, concentrar a nossa atenção no Gmail e nas Fotos. Como disse anteriormente, se o limite de 15 GB for atingido, ficam sem poder receber e enviar emails e sem poderem sincronizar as vossas fotos no Google Fotos, o que é desastroso…
Como saber se já se atingiu o limite de 15 GB do Google?
Esta é muito simples: se já atingiram esse limite, ou se já estão próximos, já começaram a receber mensagens da Google a sugerir que comprem espaço adicional. Se estiverem nessa situação, têm que atuar sem perder tempo e, por isso, sugiro que entrem em contacto comigo com brevidade.
Se ainda não receberam nenhuma mensagem desse tipo, é porque ainda não atingiram esse limite. Mas, atenção, ainda não estão livres de cuidados, porque podem já estar muito próximo disso sem se terem apercebido até agora.
Para saber qual a vossa situação, a forma mais simples é irem ao Gmail no vosso computador (no telemóvel é mais complicado). No Gmail, acedem à Caixa de Entrada, e têm a lista dos emails recebidos. Se forem até ao fim dessa lista, no fim de tudo, aparece uma mensagem a dizer 'x GB de 15 GB utilizados'. Se esse x já estiver perto de 15, estão com um problema!
Mas o que é que está a usar esses x GB? Carreguem nessa frase, ou no símbolo com um quadrado com uma seta na diagonal, logo à frente, e abre-se um novo separador, com uma explicação mais detalhada de como estão a usar o vosso espaço de 15 GB.
Podem ver uma barra com cores, em que as várias cores representam a utilização pelo Google Drive, pelo Gmail, pelo Google Fotos, e outras utilizações como a cópia de segurança do WhatsApp.
Vejam qual é a vossa situação e, se estiverem em perigo, contactem-me.
O que fazer quando já se atingiu o limite dos 15 GB do Google (ou se está próximo disso)?
Nesta situação, a primeira coisa a fazer é ver se é possível apagar dados que estejam a ocupar espaço mas já não sejam necessários. E que dados são esses? Como disse atrás, são sobretudo emails e fotografias. Os emails propriamente ditos (texto) não ocupam muito espaço. O que ocupa mais espaço são os anexos que vêm com alguns desses emails, em particular vídeos, documentos PDF ou apresentações Powerpoint. É nesses emails que vale a pena focar a vossa atenção. Se não sabem como fazer, entrem em contacto comigo (e apareçam na aulas).
No que diz respeito ao Google Fotos, é simples: é apagar as fotos que já não vos interessam (por vezes deixamos acumular muitas fotos quase duplicadas - é tão fácil carregar no botão, e não se pensa mais nisso… - mas sobretudo os vídeos, que é o que ocupa mais espaço. Basta um pouco de coragem, e muito 'trabalho de sapa'...
E se já não houver mais nada de relevante que possa apagar?
Se já apagaram tudo o que havia para apagar, e ainda assim o problema subsiste, então, nesse caso, a solução é comprar espaço de armazenamento Google adicional. E não é muito caro: por exemplo, 100 GB custam 19,99€/ano, passe a publicidade… Se é esse o vosso caso, e tiverem dúvidas como fazer, digam-me e eu ajudo.
Nota: Estes 100 GB podem ser partilhados por várias pessoas de um agregado familiar, até um máximo de 5. Ou seja, se o vosso marido ou a vossa esposa, estiverem com o mesmo problema, basta fazer uma única aquisição desse espaço adicional, e os 100 GB podem ser usados pelos 2.
Google One: ferramenta oficial para gestão do espaço Google
Ainda sobre o espaço de armazenamento do Google, vou partilhar uma última informação, que penso que é bastante útil. Tinha referido anteriormente uma forma de ver o espaço usado, indo até ao fim da página das mensagens de e-mail do Gmail.
Outra forma, mais profissional, de o fazer é usar o Google One. Para isso, no vosso browser vão diretamente ao site one.google.com. Nessa página, no menu apresentado à esquerda, selecionem 'Armazenamento'. Agora, nesta nova página, podem ver a tal barra que mostra o vosso consumo dos 15 GB de espaço grátis.
Se andarem um pouco mais para baixo, vão encontrar uma caixa com o título 'Recupere o seu espaço'. Nessa caixa, carreguem em 'Libertar espaço de armazenamento de conta'.
Entram numa página que vos ajuda a limpar os vários componentes de utilização da vossa conta Google, por categorias. Com cuidado, para não apagarem nada que não devessem ou quisessem, podem aí fazer alguma limpeza de ficheiros, e-mails, vídeos e fotos desnecessários.
Sem comentários:
Enviar um comentário