27 setembro 2025

Como reconhecer as ciberameaças que chegam por telemóvel

Cada vez ouvimos falar mais (e, em muitos casos, temos experiência pessoal) de tentativas de fraude na rede, seja através do PC, seja através do telemóvel, que cada vez mais usamos em substituição do PC para muitas funções.

Estas tentativas de fraude têm um objetivo: ou roubar dados pessoais, ou roubar dinheiro ou ambas as coisas. E estes ataques não podem ser prevenidos por qualquer anti-vírus. Dependem apenas da forma como nós reagimos às mensagens que recebemos.

Fraude do novo número, phishing, vishing, smishing, e engenharia social são algumas das estratégias que têm vindo a ser usadas pelos cibercriminosos para capturarem dados pessoais ou dinheiro. É importante aprender a identificar algumas destas tentativas de burla que surgem pelo telemóvel.

Fraude do novo número ("Olá pai", "Olá mãe")

Esta é uma das tentativas de fraude de que provavelmente mais ouviram falar, e certamente conhecem alguém que já se deixou cair nela... Uma mensagem é enviada a partir de um número não registado na agenda de contactos da vítima, com o remetente a fazer-se passar por um filho ou outro familiar, dizendo ter perdido o telefone e pedindo para lhe ser enviado dinheiro.

O que fazer: Se a mensagem lhe parecer plausível, contacte o pretenso familiar pelo número que surgir no ecrã, e verifique se a história é verdadeira.

Phishing

Este é um tipo de tentativa de fraude muito comum, via email, e portanto pode afetar-nos tanto no PC como no telemóvel. Recebemos um email com a aparência e a anunciar-se com vindo de uma determinada entidade, tipicamente um banco ou um site a que possamos aceder com frequência e, a pretexto de uma determinada situação, pede para acedermos ao site e validar essa situação. Normalmente, pede-nos para fazer um login, para executarmos essa função. Só que o email é falso e, na realidade estamos a interagir com um programa maldoso, que vai gravar os nossos dados de acesso a essa entidade, e depois fazer com a nossa conta o que muito bem entender. Se se tratar de um banco, imaginam...

O que fazer: Nenhum banco enviar mensagens a pedir dados pessoais. É uma regra aceite por todos os bancos. Portanto, se vir uma mensagem a pedir isso, pode ter a certeza de que se trata de uma fraude. Apague a mensagem.

Vishing, o perigo que vem através de uma chamada telefónica

É um tipo de tentativa de fraude muito idêntico ao anterior. Neste caso, os cibercriminosos ligam para a vítima fazendo-se passar por uma entidade ou uma organização conhecida, e tentam convencê-la a revelar dados pessoais. Por exemplo, um suposto funcionário do banco informa que foi realizado um determinado movimento no cartão de crédito e que é necessário verificar dados.

O que fazer: Nenhum banco pede informação deste tipo por telefone. Desligue e não forneça dado algum. Se lhe subsistirem dúvidas, chegue à fala com alguém do banco ou da entidade em causa, usando os contactos habituais e devidamente verificados.

Smishing, as ameaças por mensagem SMS

Neste caso, são usadas mensagens SMS, em vez de email, ou chamadas telefónicas. Os golpistas enviam uma mensagem que convida as vítimas a acederem urgentemente a um link para um site falso ou ligarem para um número com tarifa especial (por exemplo, para desbloquearem uma encomenda retida na alfândega ou uma conta bancária).

O que fazer: Desconfie sempre deste tipo de mensagens. Face a dúvidas, não avance sem confirmar com o banco ou com o serviço de encomendas, pelos números de telefone habituais.

Engenharia social aposta nas redes

Os ladrões digitais entram em contacto com as vítimas pelas redes sociais e usam uma história para convencê-las a fornecerem os dados (por exemplo, uma conta falsa no Instagram informa de que ganharam um sorteio).

O que fazer: Não divulgue os seus dados, mesmo que os interlocutores se façam passar por uma empresa que conhece bem. Mesmo que tenha participado num sorteio oficial, verifique sempre a origem da mensagem e confirme que a conta de onde partiu a mensagem é autêntica.

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