O que é o SPAM
Este procedimento é usado pelos serviços de correio eletrónico - Gmail, Outlook, Hotmail, Sapo, etc - para nos pouparem a essa praga que são os emails não desejados. Assim, quando o serviço de email deteta um email que foi enviado para várias pessoas simultaneamente e que foi enviado por um remetente que não está registado como um dos nossos contactos, separa-o preventivamente nessa pasta de SPAM, para não nos incomodar na pasta de entrada e para que o possamos observar tranquilamente mais tarde.
Como fazer com que o filtro de SPAM não assinale mails que efetivamente queríamos receber
Porque é que isso acontece, e como evitar que essas situações ocorram de novo no futuro? Voltemos à definição, que partilhei convosco acima, do que é o SPAM - "email que foi enviado para várias pessoas simultaneamente e que foi enviado por um remetente que não está registado como um dos nossos contactos". Ora, de facto, os emails da NA são normalmente enviados para várias pessoas ao mesmo tempo e, por isso ficam logo 'debaixo de olho'. Quanto a isso nada a fazer.
Outras regras para gerir o SPAM
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Verificar periodicamente a pasta de SPAM
Quase todos os serviços de e-mail separam automaticamente este tipo de mensagens. Convém verificar esta pasta de vez em quando, para confirmar que nenhuma mensagem importante foi lá parar por engano. Cancelar assinaturas
Este é um ponto fundamental quando recebem regularmente, de uma mesma entidade, emails indesejados, tenham eles ficado na caixa de entrada ou sido reencaminhados para a pasta de SPAM. Sempre que vejam que estão a freceber regularmente, de uma mesma entidade, emails que não pretendem receber (ou que, em determinada altura, queriam mas deixaram de querer), devem cancelar essa assinatura. Por lei, todos os emails enviados regularmente devem ser acompanhados de uma opção de cancelamento dessa assinatura. Vão até à parte final do email e, no rodapé, procurem por algo do tipo 'Cancelar a minha subscrição' (ou 'Unsubscribe', se o email estiver em inglês). Se carregarem nessa opção, legalmente essa entidade tem de vos retirar da sua lista de distribuição de emails, e não vos voltar a incomodar. Nota: o procedimento de cancelamento poderá demorar alguns dias, por isso será natural que ainda possam receber entretanto mais um ou dois emails dessa entidade, mas depois deveria parar totalmente.-
Assinalar mensagens como SPAM
Quando receber um e-mail indesejado, mas que não foi automaticamente enviado pelo serviço de email para a pasta de SPAM, pode assinalá-lo como SPAM e, dessa forma, ensinar o sistema e ajudá-lo a saber filtrar de forma mais rigorosa no futuro. -
Bloquear remetentes
Se a mesma pessoa ou empresa envia regularmente emails de SPAM, pode pedir para bloquear o endereço dessa entidade. Fazer uso de filtros
Ainda que denunciar SPAM seja um bom começo, os utilizadores podem criar e personalizar filtros que verificam as mensagens recebidas e, de acordo com as regras pré-definidas, arquivam, excluem ou dão rótulos aos emails de forma automática, mesmo antes de os colocar na caixa de entrada.-
Nunca responder nem clicar em links de um email de SPAM
Responder ao email vai confirmar ao remetente que o seu e-mail está ativo, o que pode aumentar ainda mais o número de mensagens recebidas no futuro. -
Ter cuidado ao divulgar o seu endereço de e-mail
Sempre que puder, evite deixar o seu endereço de email em sites públicos ou em redes sociais. O mais certo é passar a receber emails regulares dessas entidades. Usar contas diferentes para diferentes utilizações
Esta medida é um pouco mais radical e trabalhosa, e entendo que a maioria das pessoas (eu incluído) não a utilize normalmente. É a possibilidade de termos mais do que um e-mail, um só para as comunicações pessoais importantes (amigos, bancos e outros serviços, contacto com a administração pública, etc) e um outro só para inscrições em sites (compras, etc).Usar ferramentas inteligentes de terceiros
Ainda que os recursos integrados nos serviçoss de email funcionem bem, podemos ainda melhorar recorrendo a ferramentas inteligentes de terceiros, como o Clean Email ou o Spamdrain, que, para além de permitirem definir regras adicionais às que o nosso serviço de email dispõe, permitem analisar o nosso email e detetar situações de recebimentos indesejados, e ajudar-nos a fazer uma limpeza dessas situações.
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