12 setembro 2025

SPIN: Como fazer transferências com o número de telemóvel?

Durante o ano de 2024 entraram em vigor duas funcionalidades que vieram facilitar muito a vida dos clientes bancários: a confirmação de beneficiários singulares (aparecendo automaticamente o nome do beneficiário associado ao IBAN que insere numa transferência), e esta funcionalidade, com o nome de SPIN, que permite fazer transferências usando apenas o número de telemóvel em vez do IBAN.

SPIN: Transferências mais simples

Na prática, quando quiser fazer uma transferência para um familiar, amigo ou outro particular, se optar por usar o SPIN, já não precisa de indicar o IBAN, que costuma ser um número complexo de memorizar. Apenas tem de indicar o número de telemóvel de quem vai receber o dinheiro e efetua a transferência.

Existem custos associados?

Não. O SPIN está disponível de forma totalmente gratuita para todos os utilizadores de pagamento quando fazem transferências, a crédito ou imediatas. Esta funcionalidade é gratuita nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamentos, sejam estes remotos (como homebanking ou aplicações móveis) ou em canais presenciais, como por exemplo os balcões das várias entidades.

Quais as diferenças entre o SPIN e o MBWay?

No fundo, pequenos pormenores. Desde que surgiu o MBWay que é possível enviar ou receber dinheiro através de transferências usando o número de telemóvel do beneficiário. No entanto, o MBWay é uma funcionalidade disponibilizada pela SIBS, detida pelos maiores bancos, sendo que estas transferências são feitas com base no cartão de pagamento da marca MB.

Já o SPIN tem a mesma funcionalidade, mas é mais abrangente, pois as transferências baseiam-se em contas de pagamento. Além disso, o SPIN abre portas a transferências mais simples quando quer fazer pagamentos a empresas, usando o NPIC em vez do IBAN.

Como é que se utiliza esta nova funcionalidade?

Utilizar o SPIN não vai ser um bicho de sete cabeças, embora no início possam existir algumas dúvidas sobre esta funcionalidade. 

Para fazer uma transferência bancária com recurso ao número de telemóvel (ou ao NIPC) não tem de fazer qualquer adesão ao serviço SPIN.

No entanto, se quiser receber transferências na sua conta através do SPIN, precisa de previamente aderir ao serviço e ter o seu número de telemóvel previamente associado ao IBAN da sua conta. 

É possível associar mais do que um número de telefone a uma conta, desde que esta seja, por exemplo, uma conta de casal. Contudo, não pode ter o mesmo número de terefone associado a mais do que uma conta bancária, pois, nesse caso, não seria possivel identificar a conta destino de uma transferência.

Como se faz uma transferência SPIN para outro particular?

Quando quiser fazer uma transferência, em primeiro lugar tem de assegurar que a pessoa para a qual vai transferir dinheiro tem o número de telemóvel associado à conta bancária.

Se a pessoa já tiver feito este procedimento, basta entrar no canal do banco, seja por homebanking ou pela app, e introduzir o número de telefone da pessoa para a qual quer transferir dinheiro. 

Antes de dar a autorização final, confirme o nome do titular da conta para o qual quer transferir dinheiro. Se estiver tudo correto, confirme a operação e esta é concluída com sucesso.

Em resumo, os 3 passos são:

  • Aceder ao canal e selecionar a opção “Transferir com SPIN“
  • Digitar o número de telemóvel ou NIPC do beneficiário
  • Confirmar o nome do 1º titular da conta e prosseguir com a operação

Sem comentários:

Mensagem mais recente

Como ativar o NIF automático no MB Way

A aplicação MB Way tem uma funcionalidade que permite inserir automaticamente o número de contribuinte (NIF) em cada pagamento, acabando com...

Mensagens mais populares