Como nos ligamos à Internet?
- Ligando-se a uma rede Wi-Fi (em casa, ou em lugares públicos como a Nova Atena, aeroportos, restaurantes, etc); ou
- Usando o que se designa por Dados Móveis, se não houver uma rede Wi-Fi disponível
Se estivermos a usar uma rede Wi-Fi, normalmente não pagamos nada por isso. Em casa, está incluído
no nosso pacote de Internet e, em locais públicos, normalmente essas redes são disponibilizadas sem custos.
Utilização de Dados Móveis
No entanto, se estivermos a usar Dados Móveis, temos de ter cuidado em saber se vamos incorrer em custos. Na maioria dos casos, a utilização de dados móveis não é ilimitada, nem gratuita. De uma forma geral, os nossos terifários incluem uma determinada quantidade de dados, expressa normalmente em gigabytes (GB). Logo que se ultrapassa esse volume de dados, os valores a pagar podem ficar rapidamente fora de controlo.Até há pouco tempo, o volume de dados móveis incluídos nos nossos pacotes de comunicações era um valor do tipo 2 GB ou 4 GB. Mais recentemente, os operadores começaram a incluir limites mais elevados, por exemplo 10 GB. Algumas ofertas mais recentes chegam mesmo a ter pacotes de dados móveis ilimitados.
É importante saberem qual é o limite de dados móveis incluído no vosso tarifário, para não terem surpresas no final do mês.
Só para dar uma ideia da utilização de dados móveis, ver vídeos em aplicações de streaming, como o Netflix ou o YouTube, podem gastar entre 0,3 GB por hora, na resolução padrão, e 9 GB por hora, em 4K. Ou seja, muito cuidado a ver vídeos no telemóvel, se não estiverem em casa ou num local público com Wi-Fi.
Tendo dado estas explicações iniciais, vamos então ver o que podemos fazer de concreto para reduzir o nosso consumo de dados móveis
Redes Wi-Wi gratuitas
A primeira regra de todas é óbvia: Sempre que possível, ligue-se, a uma rede Wi-Fi grátis. Pode ser em sua casa, na Nova Atena, ou em centenas de locais como hotéis, restaurantes, aeroportos ou até algumas cidades com rede Wi-Fi na rua. Sempre que estão disponíveis redes Wi-Fi, os telemóveis usam, por predefinição, essas redes em vez de usar dados móveis. Assim, se estiver quase sempre ligado a Wi-Fi grátis, irá conseguir uma grande economia de dados móveis.Nota importante: Por uma questão de segurança, não deve usar uma rede Wi-Fi pública para operações que exijam segurança, como por exemplo para aceder ao seu banco. Nesses casos, será preferível usar os seus dados móveis, a menos que tenha a certeza de que se trata de uma ligação Wi-Fi segura.
Desative downloads e atualizações de aplicações com dados móveis
Fazer downloads ou atualizações de aplicações poderá gastar um grande volume de dados móveis. Certifique-se de que os downloads de apps são realizados apenas quando está ligado a uma rede de Wi-Fi.Pode configurar o seu telemóvel que aplicações façam as atualizações automáticas apenas por Wi-Wi. Para isso abra a aplicação Play Store (em telemóveis Android), toque na sua foto de perfil no canto superior direito do ecrã e selecionar Definições > Preferências de rede.
Na opção 'Preferência de transferência de apps', escolha 'Apenas por Wi-Fi' ou 'Perguntar sempre'. Na opção 'Atualizar apps automaticamente', escolha 'Atualizar apenas por Wi-Fi'.
Que aplicações consomem mais dados
Uma boa forma de poupar dados móveis é identificar quais são as aplicações responsáveis pelo maior consumo. Por exemplo, se chegar à conclusão de que gasta quase todos os dados no YouTube, poderá tentar reduzir o número de vídeos que visualiza fora de casa (ou, alternativamente, baixar a qualidade de visualização dos vídeos).Para analisar o consumo de dados em dispositivos Android abra a aplicação Definições e selecionar Utilização de dados. Em algumas marcas existe um passo intermédio em que deverá selecionar Ligações ou Mais opções de conectividade. Seguidamente, verifique o período definido, o consumo total de dados e a utilização de dados por cada uma das aplicações instaladas.
Evite a reprodução automática de vídeos
No WhatsApp, vá a Definições > Armazenamento e dados. Na opção 'Descarregar automaticamente ficheiros', escolha apenas a ligação Wi-Fi para fotografias, ficheiros de áudio, vídeos e documentos.
No Facebook, entre no menu (três linhas horizontais, no canto superior direito) e selecione a roda dentada, também no canto superior direito. Vá a Preferências e selecione Conteúdos multimédia. No menu que se abre, vá a Reprodução automática e clique em 'Apenas por Wi-Fi'.
No YouTube, toque na sua foto de perfil no canto inferior direito do ecrã e selecione a roda dentada no canto superior direito para aceder ao menu Definições. Escolha depois a opção 'Reprodução' e desmarque 'Reproduzir automaticamente o vídeo seguinte'.
Ativar o modo de economia de dados
Há várias aplicações que contam com o recurso de economia de dados, tanto em equipamentos Android como em iPhone. Os sistemas operativos da Google e da Apple já contam com essa opção de forma nativa, mas a funcionalidade integrada em algumas aplicações, como Facebook, Instagram, YouTube ou Chrome, dá um controlo ainda maior do consumo de dados.No Facebook, aceda a Menu, tocando nas três linhas horizontais no canto superior direito, e selecione a roda dentada também no canto superior direito. No menu Definições e privacidade, toque em Definições, vá a Preferências e selecione 'Conteúdos multimédia'. No menu 'Qualidade do vídeo', selecione 'Poupança de Dados', que irá baixar a resolução para todos os vídeos.
No Instagram, selecione o seu ícone do perfil, no canto inferior direito, e aceda ao menu das três linhas horizontais no canto superior direito. No menu 'Utilização de dados e qualidade dos conteúdos multimédia', selecione 'Poupança de dados'.
No YouTube, toque na sua foto de perfil no canto inferior direito do ecrã e selecione a roda dentada no canto superior direito para aceder ao menu Definições. Escolha 'Preferências de qualidade de vídeo'. Em 'Qualidade de vídeo através de redes móveis', toque em 'Poupança de dados'.
Controle o consumo de dados
Procure controlar o volume de dados que está a consumir e ative os limites de uso de dados. Pode fazê-lo no seu telemóvel Android através das definições. É possível, também, ir consultando periodicamente o saldo usando a aplicação ou o site do operador de telecomunicações.Quando nos aproximamos do limite de utilização do pacote de dados móveis incluído no nosso tarifário, normalmente quando atingimos 80% do total, o operador de telecomunicações envia uma mensagem SMS a alertar para esse facto. Contudo, este alerta pode ser visto só quando já é tarde demais, e já começaram a ser faturados adicionalmente ao vosso pacote.
Nota importante: Se ignorarem esse aviso e continuarem a gastar dados móveis para além do vosso li
mite, o operador vai começar a taxar essa utilização a preços muito mais elevados do que o normal. Se antevêm que vão ultrapassar o limite, não deixem que o operador vos comece a faturar consoante a vossa utilização; comprem logo um pacote de dados móveis adicional de mais 2 ou mais 4 GB, que sai muito mais barato.
Descarregue (download) os conteúdos de que necessita para ver 'offline' mais tarde
Algumas aplicações podem ser usadas mesmo sem termos, nesse momento, acesso à Internet (ou seja, em modo 'offline'). Por exemplo, algumas apps de navegação por GPS, como o Google Maps, permitem descarregar os mapas pretendidos para os usar depois, sem Internet. Também plataformas de streaming de séries e filmes, como a Netflix, a Amazon Prime ou a Max, também permitem fazer o download prévio de conteúdos para os ver depois offline.Verifique se o seu tarifário é o mais adequado
Se, depois de seguir todos estes conselhos, perceber que o tarifário que usa atualmente não é suficiente para a utilização que necessita de fazer da internet móvel, deve procurar um tarifário mais adequado às suas necessidades.Os operadores 'classicos' - MEO, NOS e Vodafone - têm contratos de fidelização, tipicamente de 2 anos. Quer isso dizer que, se quiserem mudar de operador antes da data de fim dessa fidelização, terão de pagar uma indemnização pelo cancelamento antecipado do contrato. Se esse valor ainda fôr elevado, mais vale esperar pelo fim da fidelização e mudar só então.
Nota importante: Uma tática comercial usada pelos vários operadores é, a meio do contrato de 2 anos, proporem-vos alguma alteração das vossas condições contratuais - terem internet mais rápida, terem mais canais de televisão, terem mais dados móveis, etc. Aquilo que parece ser uma oferta bem vinda, é o pretexto para, contratualmente, estarem a iniciar um novo período de fidelização de mais 2 anos. Não aceitem ofertas dos operadores sem terem consciência de que, com isso, estão a adiar por mais 2 anos a possibilidade de mudar de operador.
Como ligar à rede Wi-Fi da Nova Atena
E porque falámos de ligar a redes Wi-Fi grátis, aqui fica a forma de ligar à rede da Nova Atena:Rede: Nova_AtenaPassword: 0101010101
Sem comentários:
Enviar um comentário