Sabia que é possível criar o acesso à Chave Móvel Digital (CMD) a partir do smartphone? Basta ter o Cartão de Cidadão à mão.
A aplicação gov.pt é uma ferramenta muito útil para tratar de assuntos que tenha com o Estado e não só. Esta aplicação serve como uma carteira para documentos digitais, assim como de ferramenta de autenticação e acesso à assinatura digital.
Quando necessita de assinar documentos que recebe, já não irá precisar de imprimir, assinar e fazer de novo a digitalização (scan) dos documentos para os devolver assinados. A assinatura digital é um formato oficial para assinar os documentos, facilitando e acelerando a troca de documentos online.
Também pode usar a CMD para se autenticar para o acesso aos serviços dos portais online do Estado.
Mas para utilizar a aplicação no smartphone, terá de começar por ativar a CMD, caso ainda não a tenha ativa.
Primeiro que tudo, tem que instalar no telemóvel a aplicação oficial do Gov.pt para smartphones (a partir da Play Store ou da Apple Store). Depois de ter a aplicação instalada, vamos então configurar a CMD.
Como ativar e configurar a Chave Móvel Digital a partir do telemóvel
- Introduza o número de telemóvel que vai ficar associado à Chave Móvel Digital
- Vai receber uma mensagem com um código enviada para o número registado. Introduza-o.
- Faça a leitura do Cartão de Cidadão, posicionando a frente e verso consoante as instruções. Certifique-se que enquadra bem a câmara com o cartão. Caso esteja desfocado, pode experimentar alternar entre as diferentes distâncias focais do telemóvel (grande angular, normal, tele) para obter a melhor imagem possível.
- Confirme o código postal e escolha se a morada é nacional ou estrangeira. Se os dados tiverem sido bem inseridos vai receber uma mensagem de que a leitura do Cartão de Cidadão foi feita com sucesso.
- Segue-se a verificação facial, para garantir que é o titular do registo. Siga as instruções.
- Continue as instruções até concluir o processo de ativação.
Sem comentários:
Enviar um comentário