29 maio 2025

Criar um ponto de acesso à Internet sem fios ('hotspot') com o telemóvel ou o PC

No que respeita à nossa ligação à internet, estamos normalmente habituados a ter uma rede Wi-Fi em casa, ou, em viagem, num hotel, num aeroporto, ou mesmo num restaurante, e estamos quase permanentemente ligados à Internet. E isto aplica-se tanto ao nosso PC como ao nosso telemóvel.

Sabemos também que, quando estamos na rua ou na praia, sem rede Wi-Fi, o nosso telemóvel tem a capacidade de se ligar à Internet usando os dados móveis. Problema resolvido também.

E como é com o PC, se não tiver acesso a uma rede Wi-Fi, também tem um equivalente aos dados móveis do telemóvel? Não, não tem.

Mas temos outra possibilidade: usar a capacidade de o telemóvel se ligar à Internet (com dados móveis) e 'oferecer' essa ligação à Internet ao vosso PC. Como se faz? No telemóvel, configura-se aquilo que se chama um hotspot, que é, nada mais nada menos, do que o telemóvel passar a comportar-se como um router Wi-Fi, e disponibilizar essa rede ao PC. No PC basta selecionar essa rede oferecida pelo telemóvel e ligar como a qualquer outra rede Wi-Fi.

Para verem como se configura o tal hotspot no telemóvel saltem, no artigo anexo, para o ponto 6 (se fôr Android, 5 se fôr iPhone).

https://www.pcguia.pt/2025/05/crie-um-hotspot-no-computador-e-no-smartphone

Aqui que explica para o telemóvel, aplica-se igualmente para o PC. Se tiverem acesso à Internet no vosso PC mas não no telemóvel, podem 'oferecer' a rede do PC ao(s) vosso(s) telemóvel(is) criando um hotspot no vosso PC.

Coberturas dos operadores de comunicações

Já se interrogaram quais dos operadores têm a melhor cobertura dos seus serviços - fixo e móvel (e também satélite) - na vossa morada? Pois ficam a saber que há um site da Anacom que dá essa informação:

https://geo.anacom.pt

Experimentem

Pagamentos de serviços: identificação do destinatário obrigatória a partir de 19 de maio

No passado dia 19/Mai entraram em vigor novos procedimentos nos pagamentos de serviços no Multibanco. Agora, ao introduzir o número da entidade, é apresentado, para confirmação, o seu nome, reduzindo significativamente determinados tipos de fraude, como a já muito conhecida 'Olá pai...'.

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/contas-ordem/noticias/pagamentos-servicos-identificacao-destinatario-obrigatoria-partir-19-maio

Chat de voz do WhatsApp

Não sei se já vos aconteceu verem, num grupo WhatsApp, no final das várias mensagens, um pequeno 'balão' com a cara de uma pessoa e a palavra Participar. Se clicarem nesse balão, é automaticamente iniciada uma chamada de voz WhatsApp com essa pessoa ('instant chat'). Essa funcionalidade pode ser, eventualmente, útil, mas penso que, na maioria dos casos, está a ser ativada por lapso e não intencionalmente.

Para ativar essa funcionalidade, basta puxar o écran do WhatsApp de baixo para cima, deixando ficar o dedo no écran. Isto é muito parecido com o gesto de ver se há mais mensagens, apenas com a diferença de deixar o dedo no écran.

Portanto, se não era essa a vossa intenção, vejam se há mais mensagens, mas não deixem ficar o dedo no écran.

Etiqueta na utilização do telemóvel em viagem

Lembrei-me de abordar hoje um tema do nosso quotidiano. Quando estamos em viagem num grupo, por exemplo numa visita de estudo, é comum as explicações dos guias serem interrompidas por telemóveis a tocar. Penso que todos deveríamos aplicar o seguinte conjunto de regras de etiqueta na utilização dos nossos telemóveis:

  1. Pôr o telemóvel em silêncio. Não custa nada e evita totalmente as interrupções. Se tiverem uma chamada, o vosso telemóvel pode ser configurado para vibrar, e assim saberão à mesma que vos estão a ligar.
  2. Se, por qualquer razão, não puderem/quiserem pôr o telefone em silêncio, ao menos tenham o volume em nível baixo ou moderado (não como se fosse um alarme num quartel de bombeiros😉)
  3. Se o telefone tocar, atendam rapidamente, para minimizar o incómodo nos outros (não fiquem à espera que o originador da chamada desista, nem fiquem 1 minuto a decidir se vão ou não atender o telefone).

De preferência, opção 1. Se não puder, opção 2. Em último caso, opção 3.

28 maio 2025

25 maio 2025

Como proteger a bateria do telemóvel

Proteger a bateria do smartphone é importante, sobretudo quando as temperaturas começam a subir. Veja 5 dicas para garantir uma maior autonomia e sobretudo, uma vida útil mais longa.

https://tek.sapo.pt/how-to/artigos/a-saude-da-bateria-e-o-bem-mais-precioso-do-smartphone-tem-cuidado-dela

Pacotes TV, Net, Voz dos vários operadores (comparação)

E, já que falamos de comunicações, aqui está um comparador para avaliarem as ofertas concorrentes do vosso fornecedor atual, e decidirem qual a melhor opção:

https://www.comparaja.pt/tv-net-voz

23 maio 2025

Portugal 2025: tecnologia nacional deixa de ser promessa e passa a ser referência

Portugal não está apenas a acompanhar as tendências tecnológicas globais — está a liderar algumas delas. Em 2025, o país destaca-se por uma série de iniciativas e investimentos estratégicos que o colocam firmemente no mapa internacional da inovação.

https://pplware.sapo.pt/informacao/opiniao/portugal-tecnologia-2025-lideranca

História da Inteligência Artificial (em inglês)

Excelente artigo que me foi enviado pela Ewa Martins. Um pouquinho técnico, mas muito interessante…

https://www.theguardian.com/technology/2023/oct/28/artificial-intelligence-origins-turing-to-chatgpt 

21 maio 2025

Como fazer pesquisas no ChatGPT, passo a passo

Embora muitos utilizadores já recorram frequentemente a este ou a outros sistemas de IA para fazer pesquisas ou auxiliar nalgumas tarefas do quotidiano, o ChatGPT ainda pode despertar algumas dúvidas para quem nunca testou este tipo de tecnologia. 

Comece por aceder ao navegador de internet - Chrome ou Edge - e pesquise por “chatgpt.com”. A utilização da ferramenta não exige obrigatoriamente a criação de uma conta pessoal. Contudo, para que tenha uma experiência mais personalizada à medida que utilizar o ChatGPT, pode ser vantajoso registar-se na plataforma. Se já tem uma conta, deve clicar em “Iniciar sessão”. Caso não tenha uma conta, selecione “Aderir” e introduza os seus dados conforme solicitado.

Ao iniciar a sessão, surge uma caixa de diálogo onde pode dar as instruções (ou “prompts”) ao ChatGPT para o ajudar no que pretender, seja através de texto ou de voz (caso o seu dispositivo disponha de um microfone). Neste campo, pode conversar com o modelo de inteligência artificial como se fosse um assistente pessoal. O seu pedido deve conter o maior número de detalhes possível para que obtenha um resultado mais aprimorado.

O ChatGPT consegue formular uma resposta em vários formatos mediante o que lhe for pedido, como uma tradução para qualquer idioma, um texto para um e-mail, um poema para um familiar, um resumo sobre a história de Portugal, uma resolução de um problema matemático, entre outros.

A caixa de diálogo permite, ainda, carregar ficheiros, ao clicar no símbolo de mais (+), para que o ChatGPT interprete a respetiva informação com base nas suas indicações. É possível pedir também que o chat crie, por exemplo, um ficheiro Excel ou World, ou mesmo uma apresentação PowerPoint, com determinada informação e descarregá-lo posteriormente.

Na barra lateral, o utilizador tem a possibilidade de aceder ao seu histórico de conversas com o ChatGPT, criar conversas de raiz, ou explorar outros modelos de inteligência artificial generativa. Se não pretende que uma conversa fique guardada no seu histórico, pode clicar no botão do canto superior direito para criar um chat “Temporário”.

Ao seguir este passo-a-passo, já tem as bases necessárias para explorar as vastas potencialidades do ChatGPT. A partir daqui, basta dar asas à sua imaginação.

Se antevê que, de futuro, irá usar frequentemente o ChatGPT no telemóvel, recomendamos que instale a aplicação respectiva, em vez de usar  partir do browser.

Nota: O que acima foi dito para o ChatGPT aplica-se genericamente ao Copilot, ao Gemini, assim como à maioria dos sistemas 'chatbots' de IA.

Receita médica eletrónica: como funciona e o que precisa de saber

Desde que a receita médica passou a ser eletrónica, basta apresentar alguns códigos no telemóvel para comprar os medicamentos ou produtos de saúde prescritos. Doentes crónicos podem comprar medicamentos na farmácia sem ter de passar pelo médico para renovar receitas.

https://www.deco.proteste.pt/saude/medicamentos/noticias/receita-medica-eletronica-funciona-precisa-saber

"Olá mãe, olá pai": como se defender deste tipo de burlas?

Casos de burla como o "Olá mãe, olá pai", a par de outros crimes informáticos, mantêm a cibersegurança na ordem do dia. Como podemos defender-nos?

https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/telemoveis/noticias/ola-mae-ola-pai-defender-burlas

Pagamentos de serviços: identificação do destinatário obrigatória a partir de 19 de maio

Os pagamentos de serviços vão passar a mostrar o nome dos destinatários, permitindo ao consumidor verificar o beneficiário final dos fundos, no homebanking ou nas caixas automáticas, antes de autorizar a operação, tal como já acontece nas transferências bancárias.

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/contas-ordem/noticias/pagamentos-servicos-identificacao-destinatario-obrigatoria-partir-19-maio

19 maio 2025

Configuração dos telemóveis em viagem

Se estiver em viagem e não quiser ser faturado por dados móveis, colocar o telemóvel em modo de avião é, por si só, suficiente, desde que:

  • O modo de avião permaneça ativado durante todo o tempo
  • Não reative manualmente os dados móveis ou o Wi-Fi enquanto o modo de avião está ligado

Explicação técnica:

  • O modo de avião desativa todas as comunicações sem fios: chamadas, SMS, dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth
  • Enquanto esse modo estiver ativo, o telemóvel não consegue ligar-se à rede móvel, pelo que não pode usar dados móveis, mesmo que estes estivessem ativados nas definições
  • Se ligar o Wi-Fi manualmente enquanto estiver em modo de avião, continua sem risco de consumo de dados móveis — apenas usará Wi-Fi
  • Contudo, se desligar o modo de avião e os dados móveis estivessem ativos, o telemóvel pode imediatamente iniciar ligações de dados (por exemplo, sincronizar emails, notificações, backups, etc.), o que pode gerar custos

Em conclusão:

  • Modo de avião ligado = sem risco de faturação por dados móveis
  • Modo de avião desligado + dados móveis ativos = risco de consumo e faturação
  • Para maior segurança, recomenda-se manter os dados móveis desligados nas definições, mesmo com o modo de avião ativado — especialmente se tiver receio de desativar o modo de avião acidentalmente

18 maio 2025

3 coisas que deves fazer no teu telemóvel para ter mais bateria

Este artigo dá algumas sugestões importantes de procedimentos que melhoram a vida útil da bateria do teu telemóvel.

https://4gnews.pt/3-coisas-que-deves-fazer-no-teu-telemovel-para-ter-mais-bateria/

16 maio 2025

Aplicações Android pré-definidas

Tal como acontece com outros sistemas operativos, como por exemplo o Windows, também o Android, no telemóvel, trás já um conjunto de aplicações predefinidas: para o navegador ('browser'), que é sempre o Chrome, para o email, que é sempre o Gmail, as chamadas, os SMS, a agenda, as notas, etc.

Mas Isso não quer dizer que não possa usar, em vez dessas, outras aplicações compatíveis de que goste mais que que ache que se adequam melhor às suas necessidades. Nesse caso, pode facilmente trocá-las, configurando o Android para usar essas em vez das iniciais..

Siga estes passos:

1 - Aceda às Definições do smartphone e vá à secção Aplicações.

2 - Selecione Escolher aplicações padrão.

3 - A partir desta secção pode trocar as aplicações predefinidas por outras da sua preferência que tenha previamente instalado no smartphone.

A partir de agora, o Android irá, para uma dada função, selecionar a aplicação que definiu, e não a que trazia configurada de fábrica.

13 maio 2025

Modelos de licenciamento de software Microsoft (Windows e Office)

A maioria dos 'fabricantes' de software, como a Microsoft, a Google, e muitos mais, deixaram, já há alguns anos, de 'vender' (mais corretamente, deveríamos dizer 'licenciar', uma vez que um programa, protegido por direitos de autor, não se vende, ou seja a propriedade não passa para quem licenciou, continua a ser de quem programou, apenas adquirimos o direito de usar esses programas, dentro de determinadas condições definidas contratualmente) os seus produtos, para optarem por um modelo de subscrição anual, que atualmente é o dominante no mercado.

Anteriormente, licenciava-se, por exemplo, o Microsoft Office 2016, e depois tínhamos que viver com essa versão 'ad eternum'. Quando essa versão começasse a ficar muito desatualizada face às novas versões lançadas posteriormente, tínhamos que tomar a decisão de licenciar (e pagar) a nova versão e substituir a anterior.

Atualmente, descarregamos e instalamos os produtos (até aí não pagamos nada, mas não os podemos ainda utilizar) e depois fazemos uma subscrição anual. Ao abrigo dessa subscrição anual, temos o direito de continuar a renovar periodicamente os nossos produtos com as novas versões que forem sendo anunciadas, sem pagar mais do que o valor da subscrição anual. Por exemplo, a Microsoft chamava Office aos produtos Licenciados uma vez, e chama agora Microsoft 365 ao 'Office' em versão de subscrição anual.

Isto tudo vem a propósito de, ainda que o modelo atual dominante seja a subscrição, ainda é possível, se quiserem, fazer licenciamentos à moda antiga, com as regras que descrevi acima. A GoodOffer24, referida neste artigo, por exemplo, tem um catálogo de produtos - Windows e Microsoft Office, sobretudo - que ainda se podem licenciar dessa forma, a custos muito simpáticos. Tenham apenas presente que se trata de versões 'congeladas' no tempo, sem direito a atualização para novas versões. Para alguns casos, poderá fazer sentido, mas ponderem bem antes de embarcarem por essa via.

https://pplware.sapo.pt/software/reinstalar-windows-11-chave-digital-desconto

Limitações dos 'chatbots' de Inteligência Artificial

Temos abordado, já por várias vezes, nas aulas, a utilização dos 'chatbots' de IA como o ChatGPT, o Copilot ou o Gemini, entre outros. Apesar das respostas surpreendentes que podemos obter para a maioria das nossas perguntas, estes 'chatbots' não são infalíveis, e apresentam as suas limitações, como é referido neste artigo, cuja leitura recomendo aos interessados no tema.

https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/chatbots-de-inteligencia-artificial-tendem-a-aumentar-erros-e-alucinar-quando-se-pedem-respostas-resumidas 

08 maio 2025

Waze ou Google Maps: qual a melhor app de navegação?

A escolha entre esta duas aplicações depende das necessidades específicas de cada utilizador. Se o objetivo principal for evitar paragens longas no trânsito e receber alertas em tempo real, o Waze é a opção ideal. Para uma experiência de navegação mais completa e versátil, o Google Maps é a melhor escolha.

Para informação detalhada, ver o guia preparado pela DECO PROteste: www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/waze-google-maps-qual-melhor-app-navegacao

Mensagem mais recente

Como ativar o NIF automático no MB Way

A aplicação MB Way tem uma funcionalidade que permite inserir automaticamente o número de contribuinte (NIF) em cada pagamento, acabando com...

Mensagens mais populares