Com os recentes eventos políticos desencadeados pela administração americana, nomeadamente a sua hostilidade face aos seus anteriores aliados europeus, tem vindo a desenhar-se um movimento de crescente rejeição de produtos de origem americana, a que a área do Digital, Informática se a quisermos designar assim, não escapa.
Por outro lado, com a incerteza comercial a reforçar-se a cada dia, a União Europeia (UE) tem promovido as alternativas internas, procurando estimular a economia do bloco e reduzir a forte dependência dos Estados Unidos em vários campos.
No site european-alternatives.eu/alternatives-to é apresentada uma lista de produtos e serviços de origem americana, com os seus equivalentes/concorrentes de origem europeia. É certo que muitos dos produtos e serviços não são de fácil substituição (não pensaríamos em substituir o Windows do nosso PC ou o Android ou o iOS do nosso telemóvel), mas isso não se pode dizer de muitas outras opções como, apenas como exemplo, o navegador GPS TomTom, o serviço de armazenamento de ficheiros pCloud, ou o 'browser' Opera. Percorram a lista e reflitam sobre este tema...
Numa outra iniciativa, com origem em Portugal, há também o site www.escolho.eu/digital, que apresenta alternativas europeias para muitas categorias de produtos, e não apenas na área do digital. Avaliem.
Vamos comprar Europeu!
Sem comentários:
Enviar um comentário