O Windows 10 foi um dos maiores sucessos da Microsoft, assegurando o funcionamento de milhões de PC durante cerca de uma década. Contudo, nos próximos dias, a Microsoft terminará oficialmente o suporte a esse sistema operativo e vai concentrar-se ecclusivamente no Windows 11 e as suas futuras versões.
Para aqueles que hoje ainda estão a usar o Windows 10 o futuro afigura-se incerto. Será que o meu computador vai parar de funcionar de imediato? Durante quanto mais tempo aplicações como o Office (agora designado Microsoft 365) continuarão a ser suportadas? E o que se passa com a continuidade das proteções de segurança? As respostas nem sempre são simples e claras, e as políticas da Microsoft incluem alguns detalhes surpreendentes que muitos utilizadores provavelmente não conhecem.
Para que se sinta verdadeiramente preparado para esta situação nova, apresento seguidamente alguns factos sobre o fim de vida do Windows 10, explicando exatamente o que vai acontecer agora e quando terminar o suporte oficial.
Factos importantes sobre o fim de vida do Windows 10
Qual a data exata para o fim do suporte ao Windows 10
O suporte ao Windows 10 vai terminar no próximo dia 14 de Outubro, exatamente 10 anos depois do anúncio oficial da sua primeira versão em 2015.
Os PCs não vão deixar de trabalhar após o fim do suporte
No dia 15 de Outubro de 2025, o Windows 10, as applicações e os 'drivers' do sistema operativo vão continuar a arrancar e a funcionar normalmente. As alterações são apenas o fim da disponibilização gratuita de atualizações de segurança, de correções de problemas e desenvolvimento de novas funcionalidades, não o fim do funcionamento do sistema operativo.
Os PCs não vão ficar inseguros de imediato
Após a data limite, nada vai mudar da noite para o dia. No dia 14 de Outubro a Microsoft vai lançar a última atualização do Windows 10, significando que o seu PC não vai ficar instantaneamente inseguro no dia 15 de Outubro.
Durante os primeiros meses, tudo continuará provavelmente bem. Contudo, à medida que o tempo for passando, irão sendo detetadas novas vulnerabilidades, e é aí que os riscos de estar a usar um sistema operativo não suportado começarão a aumentar.
Apesar disto, deve levar muito a sério a necessidade de planear a evolução do seu equipamento, em vez de esperar pela data de fim do suporte.
Um antivírus não é suficiente para continuar a usar o Windows 10
Embora a utilização de um antivírus seja sempre recomendada para proteger o seu computador de programas maldosos e de 'hackers', esta é apenas uma de muitas camadas de proteção. O sistema operativo continua a necessitar de atualizações continuadas para se manter seguro.
Por outras palavras, um antivírus não é suficiente para continuar a usar um sistema operativo não suportado.
Programa Extended Security Updates (ESU) grátis para a Europa
Para permitir um período adicional de 1 ano às pessoas que não se sentissem preparadas para mudar já para Windows 11, a Microsoft anunciou a disponibilização de um contrato de atualizações ao Windows 10, por mais 1 ano, designado Extended Security Updates (ESU). Esse programa, inicialmente anunciado com um custo de aproximadamente 30€, foi agora anunciado que seria disponibilizado grátis para os utilizadores europeus.
Although this is a paid service, the company is also making it available for free. However, to enroll a device, you must connect it to a Microsoft account, regardless of your geographical location, including users in Europe.
Este suporte estendido só está disponível para a versão mais recente de Windows 10
Para poder usar este serviço de suporte extendido, o PC necessita de ter instalada a versão mais recente do Windows 10. Se não é esse o caso, essa atualização é absolutamente necessária antes de usar o programa ESU.
A subscrição do programa ESU para o Windows 10 não tem uma data limite
Embora seja recomendado que adira a este serviço antes do fim do suporte, ele pode ser subscrito em qualquer momento após a data de 14 de Outubro de 2025 (até ao último dia de suporte). Contudo, se subscrever numa data posterior, o contrato não será de 1 ano a partir da data de subscrição, mas terminará no dia 13 de Outubro de 2026, independentemente da data em que o serviço foi subscrito.
Pode registar até 10 PCs com a mesma conta Microsoft
A utilização do serviço de suporte ESU é controlada através da sua conta Microsoft. Usando a mesma conta, pode registar até 10 computadores.
A Microsoft planeia continuar a suportar o antivírus Defender até 2028
Apesar do fim do suporte ao Windows 10, a solução de antivírus Microsoft Defender incluída de base continuará a receber atualizações para esta versão do sistema operativo até 2028, por existir esse compromisso de suporte aos clientes comerciais.
A Microsoft planeia continuar a suportar o Edge até 2028
O Microsoft Edge não vai deixar de receber atualizações no dia 14 de Outubro de 2025. De facto, espera-se que o suporte ao 'web browser' seja mantido até, pelo menos, 2028, face ao compromisso de suporte aos clientes comerciais.
O Microsoft 365 (Offfice) vai continuar a receber atualizações
Após o fim do suporte ao Windows 10, as aplicações Microsoft 365 (Office) vão continuar a funcionar normalmente, e a Microsoft vai continuar a disponibilizar atualizações de segurança até 2028. Contudo, as aplicações propriamente ditas não receberão quais novas funcionalidades ou atualizações.
Se quiserem receber novas funcionalidades e melhorias, tem que fazer a migração para Windows 11.
Para além disso, a Microsoft avisa que correr as aplicações numa versão não suportada do sistema operativo pode eventualmente causar problemas de desempenho ou de fiabilidade
Para quem usa versões antigas do Office, a Microsoft vai terminar o suporte ao Office 2016 e ao Office 2019 em todas as versões de sistema operativo. Para além disso, o Office 2021 e o Office 2024 vão continuar a correr, mas não receberão suporta da Microsoft no Windows 10.As instalações de Windows 11 em computadores não suportados também não serão suportadas
A instalação oficial do Windows 11 exige que os computadores cumpram um determinados conjunto de requisitos técnicos que a maioria dos computadores atualmente com Windows 10 não cumpre. Nesses dispositivos, apesar de tudo, é possível instalar o Windows 11. Só que como isso é feito por um processo não suportado pela Microsoft, o dispositivo ficará a funcionar em Windows 11 mas não suportado oficialmente, o que significa que não pode recorrer ao suporte oficial da Microsoft. Embora continuem a ser distribuídas atualizações para o sistema operativo e para os drivers, a Microsoft não garante que funcionem corretamente.
Apesar deste risco, que, à partida, se antevê como muito remoto, fazer essa migração para Windows 11, ainda que oficialmente não suportada, permite estender a vida dos equipamentos, em vez de simplesmente os deitar no lixo, ou correr o risco de continuar com Windows 10 sem receber atualizações de segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário