15 outubro 2025

Como fazer a inscrição no programa Windows 10 ESU (Extended Security Updates)

Informação importante para quem tem um PC ainda com Windows 10.

Como referi noutro texto anterior, o suporte oficial ao Windows 10 terminou ontem, dia 14/Out. Quem quiser continuar a usar o Windows 10 nos seus PCs durante mais 1 ano após aquela data, recebendo as necessárias atualizações de segurança deverá registar-se num programa especial designado Windows 10 ESU (Extended Security Updates). Quando esse programa foi originalmente anunciado tinha um custo associado, mas a Microsoft anunciou entretanto que afinal esse programa será disponibilizado na Europa de forma gratuita.

Assim sendo, é importante e urgente que quem não está a pensar migrar o seu PC para Windows 11 (ou comprar um novo computador) se registe neste programa sem falta. O processo é relativamente simples e demora apenas alguns minutos. Neste texto, tentarei dar as instruções necessárias para executar esse processo. 

Para um utilizador se inscrever no programa Windows 10 ESU, os passos gerais são os seguintes (com base nas informações mais recentes da Microsoft):

1. Verificar pré-requisitos

Antes de mais, o dispositivo deve cumprir um certo conjunto de condições para ser elegível para este programa.

Os principais requisitos são:  

  • O Windows 10 instalado deve ser a versão 22H2
  • Todas as atualizações pendentes do Windows devem estar instaladas
  • O utilizador deve usar uma conta Microsoft para inscrever o seu dispositivo

    Nota: Mesmo que o Windows hoje esteja a ser usado com aquilo que se chama uma conta local, isto é, sem necessidade de login, no momento da inscrição no programa ESU será exigido o login com uma conta Microsoft. 

Se o PC não cumprir estes pré-requisitos, não irá aparecer a opção de inscrição no programa ESU.

2. Obter as atualizações necessárias

Há um conjunto de atualizações obrigatórias do Windows 10 que têm que estar instaladas para ser possível ativar o ESU. Por exemplo, há um patch (ex: “KB5063709” ou equivalente) que vai permitir o aparecimento nas definições da opção “Inscrever agora (ESU)”. Depois de instaladas todas as atualizações necesssárias, reinicie o sistema, se necessário.

3. Inscrição através do Assistente (wizard) no Windows Update

Depois de os pré-requisitos estarem cumpridos e as atualizações instaladas, o processo de inscrição é assim:

  • Abrir Definições → Atualização e Segurança → Windows Update
  • Verificar se aparece uma opção denominada “Inscrever agora (ESU)” ou similar (abaixo do botão “Verificar atualizações”)
    Windows 10 Microsoft ESU programa
  • Clicar nessa opção para iniciar o assistente de inscrição
  • Durante a execução do assistente será solicitado, em determinado momento, que faça login com a conta Microsoft (caso ainda não esteja conectado)

    Nota: Se ainda não têm uma conta Microsoft, podem criar uma conta nova usando o vosso endereço de email atual, seja ele Gmail, Sapo, Hotmail, Outlook, ou qualquer outro. É apenas uma identificação da vossa pessoa.
  • Complete o assistente e confirme a inscrição
  • Para utilizadores na Área Económica Europeia (inclui Portugal), não será exigido qualquer pagamento. A inscrição é gratuita.
  • Após a inscrição, o dispositivo passa a receber as atualizações de segurança estendidas automaticamente.

Após isso, o dispositivo ficará inscrito para receber todas as atualizações de segurança que venham a ser disponibilizadas até 13 de outubro de 2026 (data de fim do programa ESU).

Note que será necessário iniciar sessão com a conta Microsoft pelo menos uma vez a cada 60 dias para manter ativa a inscrição no ESU. Caso contrário, o acesso poderá ficar suspenso até que voltem a entrar no Windows usando a conta Microsoft.

4. Se a opção de inscrição ainda não estiver disponível

Como a opção de assistente de inscrição tem vindo a ser distribuída gradualmente, pode acontecer que, mesmo cumprindo todos os requisitos, a opção “Inscrever agora (ESU)” ainda não apareça nas definições.

Nesse caso, deverá, nos próximos dias, continuar a instalar todas as atualizações periódicas do Windows que entretanto vão sendo disponibilizadas, até que aquela funcionalidade seja disponibilizada e apareça na página de Windows Update.

Sem comentários:

Mensagem mais recente

Como ativar o NIF automático no MB Way

A aplicação MB Way tem uma funcionalidade que permite inserir automaticamente o número de contribuinte (NIF) em cada pagamento, acabando com...

Mensagens mais populares