O Windows, como seu nome indica, permite-nos ter, em diferentes janelas, vários programas em execução ao mesmo tempo. Isso é extremamente eficiente, mas, às vezes, deixa-nos um pouco confusos, e já não sabemos que jabelas temos abertas, e como saltamos de uma, que está à vista, para outra que está escondida.
A forma mais simples de saltar para janelas que, em determinado momento, ficaram escondidas atrás de outras, é usarmos a barra de tarefas, ao fundo do ecrã do Windows. Aí, podemos ver todos os programas que estão em execução, e carregar no ícone daquele a que queremos aceder.
Outra forma, muito prática, de atingir o mesmo objetivo, é usar a combinação de teclas Alt + Tab.
Nota: A tecla Tab é a tecla com 2 setas, para a esquerda e para a direita, equivalente, para quem ainda se lembra, à tecla de tabulação das antigas máquinas de escrever. Ver figura:
Basta manter pressionada a tecla Alt e premir Tab sucessivas vezes, para o Windows nos ir mostrando, uma a uma, as várias janelas abertas, mesmo que estivessem escondidas. Quando, depois de carregarmos várias vezes em Tab, encontramos a janela que pretendíamos, basta largar as teclas e o Windows apresentará a janela que foi selecionada.
Se não conheciam esta funcionalidade, recomendo vivamente que experimentem no vosso PC, e se habituem a usá-la, porque é muito prática.
E agora o segredo que poucos conhecem...
Se, enquanto estão a carregar em Alt + Tab, passarem por uma janela que acham que já não precisam, e que querem fechar, basta carregar na tecla Del (delete), e essa janela é imediatamente fechada. Este truque é ideal para situações em que temos muitas janelas abertas e queremos rapidamente fechar as que já não precisamos, sem ter de abrir uma a uma e fechá-las manualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário