Já lhe aconteceu, seguramente, querer passar ficheiros (por exemplo, fotografias) do telemóvel para o PC, ou vice-versa.
Muito provavelmente, recorreu a 'truques' como enviar ficheiros por e-mail para si mesmo, usar aplicações como o WhatsApp, carregar esses ficheiros em serviços de armazenamento na nuvem como o OneDrive ou o Google One, ou então ligar fisicamente o telemóvel ao PC através de um cabo USB, para poder ver o telemóvel no PC como se fosse uma 'pen' ou um disco externo.
Embora esses métodos continuem a poder ser utilizados, o Windows 11 oferece uma solução mais integrada - a aplicação Vínculo ao telemóvel. Graças a esta aplicação, pode navegar e gerir os ficheiros do seu telemóvel Android diretamente a partir do Explorador de ficheiros no PC. Basta para isso ligar ambos os dispositivos por Bluetooth.
Nota: É importante observar que as transferências sem fios têm algumas limitações. Devido às restrições de largura de banda, esse recurso é mais adequado para ver ficheiros um a um ou para transferir um pequeno número de documentos, fotos ou vídeos, e não grandes lotes de ficheiros ou pastas com muitas fotografias ou vídeos.
Neste guia prático, irei descrever os passos para aceder, a partir do computador com Windows 11, ao armazenamento do seu telemóvel, sem usar cabos USB.
Nota: Embora estes passos sejam relativamente simples de seguir, a sua execução pressupõe alguma familiaridade com a utilização de um PC Windows, ou seja, não é totalmente para principiantes. Se sentir dificuldades, contacte-me e encontraremos forma de o fazer em conjunto, por exemplo durante uma das próximas aulas.
Como ligar o armazenamento Android ao Windows 11
Para aceder ao armazenamento do seu telemóvel a partir do Windows 11, temos que começar por configurar essa ligação utilizando a aplicação Definições, o Vínculo ao telemóvel, a aplicação móvel Vincular ao Windows e, finalmente, o Explorador de ficheiros.
Ligar o Android ao Windows 11
Para ligar o seu telemóvel Android ao computador com Windows 11, siga estas etapas:
- No PC, chame as Definições
- Carregue em Bluetooth e dispositivos
- Na parte direita do ecrã, carregue em Dispositivos móveis
- Ative a opção “Permitir que este PC aceda aos seus dispositivos móveis”
- Carregar no botão azul Gerir dispositivos
- Carregue no botão azul Adicionar dispositivo
- Abrir o telemóvel e ler o código QR
- Confirmar o código de verificação do PC no seu telemóvel
Nota rápida: esta ação abrirá a Google Play Store para instalar a aplicação Vínculo ao Windows, na qual terá de utilizar a mesma conta Microsoft que utiliza no Windows 11 para ligar o telemóvel ao computador. Se a aplicação já estiver instalada, continue com as instruções no ecrã para iniciar sessão e ligar. - Clique no botão Continuar
- Ative o botão para habilitar a conexão com o seu telefone
- Ative o botão “Mostrar dispositivo móvel no Explorador de ficheiros”
Depois de concluir estas etapas, está em condições de aceder ao armazenamento do Android a partir do Explorador de ficheiros.
Navegar pelo armazenamento do Android
Para aceder ao armazenamento do seu telemóvel a partir do Explorador de ficheiros, siga estes passos:
- Abra o Explorador de ficheiros
- Clique no ícone do seu telemóvel Android no painel de navegação à esquerda
- Aceda ao armazenamento interno do seu telemóvel
- (Opcional) Clique no ícone do telefone no canto superior esquerdo
- Confirme a utilização e a capacidade de armazenamento do seu telefone
- Clique no botão Atualizar para se reconectar ao armazenamento
Dica rápida: pode ser útil usar esta opção se os ficheiros não sincronizarem do seu computador para o seu telemóvel. - Clique no ícone do lixo para aceder ao lixo do seu telemóvel
Observação rápida: o Explorador de ficheiros mostrará os ficheiros que foram eliminados há 30 dias, mas lembre-se que o Android geralmente limpa esses ficheiros após cinco dias
Sem comentários:
Enviar um comentário