Há dias escrevi-vos aqui sobre a minha tentativa de substituir o motor de busca Google Search pelo Ecosia. Note-se que não estou a deixar de usar o Chrome, que continua a ser o meu 'browser' padrão; apenas estou a usar outro motor de busca dentro do Chrome.
Pois bem, a minha experiência está a ser bem sucedida, os resultados são satisfatórios, e sinto-me um pouco melhor do ponto de vista ético e de consciência ambiental. Por isso, achei que era oportuno fazer um balanço dos prós e contras desta minha opção:
Vantagens de usar o motor de busca Ecosia face ao Google Search
O Ecosia é um motor de busca sediado na Alemanha, com uma proposta fortemente orientada para a sustentabilidade. Eis algumas vantagens a considerar:
1. Impacto ambiental positivo
- Plantação de árvores: Aproximadamente 80% dos lucros da Ecosia são utilizados para financiar projetos de reflorestação em diversas regiões do mundo. Até hoje, já permitiu plantar mais de 180 milhões de árvores.
- Servidores neutros em carbono: A Ecosia afirma operar com energia 100% renovável e ser não apenas neutra, mas "carbon negative" — ou seja, remove mais CO₂ da atmosfera do que emite.
2. Privacidade do utilizador
- O Ecosia não cria perfis pessoais para publicidade, ao contrário do Google.
- Os dados de pesquisa são anonimizados após 7 dias e não são vendidos a terceiros.
3. Transparência
- A empresa publica mensalmente relatórios financeiros e de impacto ambiental, indicando para onde vai cada euro gasto.
- Está estruturada como uma empresa “social” (empresa com compromisso estatutário de não distribuir lucros a acionistas), o que protege a sua missão ambiental de alterações futuras.
4. Interface simples e intuitiva
- A base tecnológica de pesquisa da Ecosia é o Bing da Microsoft, com filtros próprios. Assim, garante resultados relevantes e rápidos, embora não tão personalizados como os do Google.
Limitações face ao Google Search
Claro que não há 'almoços grátis'. Nada é perfeito, é tudo sempre uma questão de prós e contras. Aqui vai:
- Qualidade dos resultados: O Google, com a sua infraestrutura avançada e algoritmos altamente personalizados, continua a oferecer resultados mais refinados, sobretudo em pesquisas técnicas ou muito específicas.
- Serviços integrados: Ecosia não possui um ecossistema de serviços (email, mapas, cloud, etc.) como o Google.
Outras alternativas europeias a considerar
Claro que, felizmente, há sempre mais escolhas possíveis. Aqui vão algumas:
- Qwant (França)
- Startpage (Países Baixos)
- Mojeek (Reino Unido)
Podem ir ver, mas, sinceramente, talvez não valha a pena complicar tanto, a menos que tenham objetivos muito específicos, o que penso que não será o caso com a maioria de nós.
Nota final: Queria deixar aqui bem claro que, ao partilhar esta informação, não quero, de modo nenhum, induzir que mudem, como eu fiz, para o Ecosia. Estou apenas a sugerir que, no mundo conturbado em que vivemos, vale a pena pararmos uns minutos para olhar à nossa volta e pensar no que efetivamente queremos, sem ir cegamente apenas por moda ou pela maioria. E, nunca se esqueçam disto: em tudo na nossa vida, tão importante como decidir o que queremos, é também decidir o que não queremos.
Tenham um bom fim de semana.
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