Todos sabem o que é um 'motor de pesquisa' (em inglês: search engine). É a ferramenta que usam dentro do browser para pesquisar algo na Internet. O mais famoso será, decerto, o Google, de onde derivou o termo 'googlar' usado por algumas pessoas para referir 'ir pesquisar na Internet'. Esse é o motor de pesquisa pré-definido para quem usa o browser Chrome. Para quem usa o Edge, o motor de pesquisa pré-definido é o Bing. Embora possam, se quiserem, usar o Bing no Chrome, ou o Google no Edge, mas não compliquemos…
Isto tudo para dizer que, na minha senda de procurar peças de origem europeia que possam substituir algumas das dos nossos ex-aliados Estados Unidos, decidi experimentar o motor de pesquisa Ecosia, de origem alemã, em substituição do Google. O Ecosia, no seu motor interno, acaba por usar os resultados de pesquisa do Chrome e do Bing, portanto não estou a perder nada, só que investe 100% dos seus resultados de publicidade em projetos de caráter de sustentabilidade ambiental, o que achei interessante. E é europeu… 😉
Mas isso levanta um pequeno problema: quando abria um novo separador no Chrome, aparecia-me a já famosa página de pesquisa da Google, a tal que apresentava, no canto superior direito, o símbolo com os 9 pontinhos que davam acesso a todas as aplicações da Google. Agora, deixo de ter essa página e esse acesso simplificado. Fácil de resolver: chamei a página de pesquisa da Google (google.com), guardei essa página num marcador a que chamei Google, e assim tenho a página 'clássica' sempre à mão. Ou seja, abro um novo separador, aparece-me a página de pesquisa do Ecosia. Mas, se queria, aceder concretamente a uma aplicação Google, e queria ter a página com os tais 9 pontinhos, basta clicar no marcador Google, e aparece logo essa página. O melhor de 2 mundos.
Mais informação sobre o Ecosia em: https://www.ecosia.org (está em inglês mas, se quiserem, já sabem como pedir para traduzir para Português)
Sem comentários:
Enviar um comentário