O artigo abaixo aborda um tema muito interessante: se faz diferença escrever o endereço de email em maiúsculas ou minúsculas - Paulo.j.folgado@gmail.com ou PAULO.J.FOLGADO@GMAIL.COM. A resposta é muito simples: na parte à direita da @ (o chamado domínio), é absolutamente indiferente - @gmail.com ou @GMAIL.COM, Já na parte à esquerda (o endereço propriamente dito), teoricamente não é a mesma coisa, só que os principais serviços de email, como é o caso do Gmail, ignoram a diferença e tratam da mesma forma. Leiam o artigo.
https://pplware.sapo.pt/informacao/e-mail-em-letras-maiusculas-ou-minusculas-ha-diferencas
Outro ponto interessante é sobre a utilização dos pontos no endereço de email (a parte à esquerda da @). Vamos pôr um pouco de ordem (e de história) neste tópico.
A forma como os endereços de email devem ser tratados foi definida numa norma (RFC5321) datada dos anos 80-90. Segundo essa norma, os pontos podem ser usados e serão tratados como todos os outros caracteres. Ou seja, não seria indiferente a utilização dos pontos. Ou seja, por exemplo, joao.silva@exemplo.com e joaosilva@exemplo.com seriam endereços diferentes no sentido estritamente técnico.
Acontece que, quando a Google lançou o Gmail em 2004 (sim, já lá vão mais de 20 anos!...), decidiu ignorar os pontos e trata-los como irrelevantes. Para a Google, joao.silva@gmail.com, joaosilva@gmail.com ou j.o.a.o.s.i.l.v.a@gmail.com são o mesmo utilizador.
Já nos vários serviços de email geridos pela Microsoft - Outlook.com, Hotmail e Live - os pontos não são ignorados. Portanto, joao.silva@hotmail.com e joaosilva@hotmail.com são endereços diferentes e podem pertencer a pessoas distintas.
As razões pelas quais isso é assim são provavelmente o facto de querer manter a compatibilidade com implementações antigas do Hotmail (anos 90) e com sistemas empresariais do Exchange, que sempre trataram o endereço como sensível a todos os caracteres, e para evitar conflitos com endereços pré-existentes, já que mudar as regras 'a meio' seria arriscado.
Na realidade, com a maioria dos serviços de email - Yahoo, Proton, iCloud, Zoho, Fastmail, serviços empresariais Exchange, etc - os pontos são relevantes.
Ou seja, em resumo, o Gmail é quase a única exceção, só que, como é tão popular (recordo que, na Nova Atena, 74% dos associados usam Gmail como conta principal de email) que parece que esta forma de ignorar os pontos é uma regra. Mas não, é (quase) só com o Gmail.
Sem comentários:
Enviar um comentário