Tal como estava previsto, foi oficialmente anunciado pela OpenAI o ChatGPT-5. Durante um pouco mais de uma hora, a empresa apresentou as principais novidades para a quinta geração do seu 'chatbot', que apresenta uma IA com um raciocínio cada vez mais humano.
Já disponível para todos os utilizadores, mesmo para quem possui apenas o acesso gratuito, a grande novidade desta nova geração é a capacidade de executar tarefas complexas de maneira rápida e intuitiva. Por exemplo, o chatbot poderá desenvolver aplicações informáticas completas, ser uma secretária virtual para o seu utilizador, ou até mesmo escrever artigos científicos.
Outra diferenciação do GPT-5 é a maior clareza na comunicação com o utilizador. Espera-se que nesta versão a taxa de respostas erradas (aquilo que, em linguagem técnica de IA, se chamam alucinações) esteja na ordem dos 4-5%, enquanto que na versão anterior andava na casa dos 20%.
Feedback do público
Apesar de todas as melhorias presentes no GPT-5, parece que o público não está muito satisfeito com as alterações na maneira que a plataforma comunica com o utilizador. Muitos utilizadores já se queixaram de que o chatbot se parece com uma “secretária virtual”, em vez de ter uma comunicação mais humana, como estava prometido pela OpenAI no momento do lançamento.
Outro ponto de crítica é a resposta mais “seca” da nova geração, que deixou de lado a criatividade aprrsentada pelo modelo anterior, e há quem alegue que a perda do GPT-4 é equivalente a "perder um grande amigo".
Todos estes desenvolvimentos são fantástico! … mas também assustadores...
Sem comentários:
Enviar um comentário