15 agosto 2025

Limitações das cópias de segurança (backups) na nuvem - Google Drive, OneDrive, etc

Face à quase generalizada falta de cuidado em manter backups dos vossos ficheiros, fui, ao longo do ano, sugerindo a utilização de serviços automáticos de backup disponibilizados pela Google (Drive) e pela Microsoft (OneDrive), que vos libertariam dessa preocupação. Penso (espero) que a maioria de vocês tenha hoje uma política definida de backup dos vossos ficheiros, usando um desses serviços automáticos, para os utilizadores de informática que não querem estar com mais preocupações (ou então com programas de backup específicos para fazer cópias para discos externos, para os utilizadores mais 'sofisticados').

Mas é este backup automático assegurado pelo Google Drive ou pelo OneDrive uma solução final de todos os problemas? Quase, mas nem todos, infelizmente…

Chamou-me o Luís Perestrelo a atenção para o caso dos ataques informáticos, seja por vírus, seja por aquilo que se chama ramsonware. Vamos por partes: quanto aos vírus, há que ter uma boa proteção com um programa antivírus, seja ele o Windows Defender, que já vem configurado de base com o Windows, seja um dos muitos produtos nesta área, a maioria dos quais com versões base grátis: Kaspersky, Avast, TotalAV, etc. Se isto estiver feito, os nossos riscos baixam consideravelmente. É como estar vacinado…

Já quanto ao ransomware, a história pode ser diferente. O que é o ransomware? É um ataque feito de fora, que instala um programa no vosso PC, o qual impede o acesso ao vosso disco, ou seja aos vossos dados e aos vossos programas. E esse programa anuncia-vos que só permitirá o acesso ao vosso disco depois de fazerem a transferência de uma soma, normalmente avultada, para uma determinada conta bancária. Normalmente, para os utilizadores domésticos, a solução é não pagar e aceitar perder todos os dados…

Ora acontece que, se formos atacados por um vírus ou um ransomware, esse programa também vai ser sincronizado automaticamente, como os vossos ficheiros, pelo Google Drive e/ou o OneDrive para a sua cópia de segurança na nuvem. Ou seja, já não dá para recorrer a essa cópia, porque esses ficheiros também já ficaram infectados.

Em resumo, a única solução verdadeiramente segura seria termos essa cópia automática, para estarmos despreocupados no dia-a-dia, de que os backups estão a ser feitos, mas irmos fazendo periodicamente a tal cópia para um disco externo. mas tendo o cuidado de desligar o disco externo depois de fazer a cópia, para ter a certeza de que esse disco não seria também infetado em caso de um ataque de vírus ou ransomware.

Acho que não vos deixei muito descansados, mas também faz parte… Welcome to life…

Sem comentários:

Mensagem mais recente

Como ativar o NIF automático no MB Way

A aplicação MB Way tem uma funcionalidade que permite inserir automaticamente o número de contribuinte (NIF) em cada pagamento, acabando com...

Mensagens mais populares