Facto
No próximo dia 14 de Outubro a Microsoft terminará o seu suporte ao Windows 10.
O que significa
A partir desse dia, não haverá mais atualizações ao Windows 10, não haverá mais suporte técnico e não serão disponibilizadas correções de erros de segurança.
Quais as implicações
Apesar das limitações anunciadas, os vossos computadores continuarão a funcionar normalmente, como até agora. Só que não receberão novas funcionalidades. Já no que respeita à segurança, a situação pode ser um pouco mais preocupante, uma vez que, se for descoberta uma qualquer falha de segurança no Windows 10 que possa ser aproveitada por 'hackers', ela não será corrigida, como acontece neste momento.
Qual a mensagem da Microsoft
A mensagem da Microsoft tem sido muito clara: a partir de 14 de Outubro próximo, todos os atuais utilizadores de Windows 10 devem mudar para Windows 11.
Como se migra para Windows 11
A migração para Windows 11 é gratuita. Pode ser realizada pelo próprio utilizador se tiver alguma familiaridade com o sistema operativo, ou solicitar esse serviço numa loja de informática. É um processo relativamente simples e pouco oneroso.
Nota: Para poder migrar para Windows 11, o vosso PC tem de estar com uma versão de Windows 10 atualizada. Portanto, assegurem-se de que o vosso PC está configurado para receber regularmente as atualizações devidas.
Que computadores podem migrar para Windows 11
Esta é, de longe, a questão mais importante. Para poder migrar para Windows 11, os computadores têm de obedecer a um conjunto de requisitos técnicos que a maioria dos vosso computadores, se já têm alguns anos não cumprem. Nesse caso, o programa que faz a migração de Windows 10 para Windows 11 pára e não faz a migração.
Como saber se o vosso computador é compatível com o Windows 11
A Microsoft disponibiliza uma aplicação de Verificação do Estado de Funcionamento do PC, que analisa o vosso PC e reporta se ele é ou não compatível com o Windows 11. Se for, procedam de imediato a essa atualização.
O que fazer se o PC não for compatível com o Windows 11
Aqui a Microsoft é muito clara: comprem um PC novo!
Mas tem mesmo que ser assim? Não, não tem. Podem sempre continuar a usar o PC com Windows 10 (embora com as restrições acima referidas).
Mas também podem (na maioria dos casos) instalar o Windows 11, mesmo que a Microsoft diga que o vosso PC não é compatível. Para fazer isso, usa-se um processo de instalação alternativo ao da Microsoft que executa todas as atualizações necessárias sem testar se os requisitos técnicos da Microsoft estão cumpridos ou não. Tão simples quanto isso!
O que pode acontecer a um PC com Windows 11 sem cumprir os requisitos mínimos
Em princípio, e de imediato, nada de anormal; funcionará perfeitamente, inclusive receberá as atualizações normais para o Windows 11.
Há, no entanto, o risco de a Microsoft poder anunciar, no futuro, que não fará mais atualizações a computadores que não cumpram os requisitos técnicos mínimos exigidos. Não é o caso, nem nada faz prever que o venha a fazer no futuro. Contudo, se eventualmente o viesse a fazer, logo se veria. E também não tinham perdido nada; sempre tinham continuado a usar o vosso PC durante mais alguns meses ou anos.
Recomendações finais
1. Não fiquem à espera do dia 15 de Outubro; atuem já!
2. Avaliem se o vosso PC com Windows 10 ainda se encontra operacional e adequadamente rápido, ou não
3. Se o avaliam positivamente, procedam, quanto antes, à sua migração para Windows 11
4. Se atualmente o vosso PC já está lento, e se já tem meia dúzia de anos ou mais, pensem seriamente em comprar um PC novo
Nota final: Se o vosso PC ainda corre Windows 7 ou Windows 8, então não hesitem: está na altura de comprar um PC novo!
Sem comentários:
Enviar um comentário